Principais Sinais de um Ataque Cardíaco

Principais Sinais de um Ataque Cardíaco

Principais Sinais de um Ataque Cardíaco

Você já se perguntou quais são os principais sinais de um ataque cardíaco? Neste artigo, iremos desmistificar os sintomas oferecendo informações valiosas para que você possa agir rápido quando necessário.

Mas afinal, o que é um ataque cardíaco?

O ataque cardíaco acontece quando células de uma parte do músculo cardíaco morrem devido à formação de um coágulo que bloqueia de forma brusca e intensamente o fluxo de sangue.

A principal razão por trás do infarto é a aterosclerose, uma condição em que placas de gordura se acumulam nas artérias coronárias, podendo obstruí-las. Na maioria dos casos, o infarto – como também é conhecido – ocorre quando uma dessas placas se rompe, desencadeando a formação do coágulo e interrompendo o fluxo sanguíneo de maneira crítica. O reconhecimento precoce desses indicadores é vital para uma intervenção rápida e eficaz.

Fique atento a estes 5 sinais!

Dor no peito

A dor no peito é um sintoma clássico que merece atenção. Você pode sentir pressão, aperto, queimação e dor intensa no centro do peito.

Mas essa sensação desconfortável não se limita apenas a essa região: pode irradiar para os braços, pescoço, mandíbula, ombros ou costas. Se você sentir um desses sinais, procure um médico para um diagnóstico rápido e preciso, combinado?

Suor frio

A transpiração excessiva, especialmente quando acompanhada por suor frio, é indicador importante de um possível ataque cardíaco iminente. Pois, esse tipo de suor acontece quando o coração está enfrentando um estresse significativo.

Náuseas e desconfortos

Quem está à beira de um ataque cardíaco pode vivenciar sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos ou desconforto abdominal. Esses sinais, também não devem ser ignorados.

Fadiga extrema

A presença de fadiga extrema, especialmente quando não está associada a esforços físicos, pode ser um sinal de um possível problema cardíaco.

Batimentos cardíacos irregulares

A irregularidade e a aceleração dos batimentos cardíacos, dificuldade de respirar, tonturas e fraqueza, são sinais alarmantes que sugerem a iminência de um infarto.

Além disso, é necessário buscar assistência médica imediata para avaliação especializada e intervenção adequada, visando preservar a saúde cardíaca e minimizar potenciais complicações.

Como evitar um ataque cardíaco?

Diminuir de forma substancial o risco de desenvolver complicações cardíacas passa pelo básico bem feito! Você precisa ter modo de vida saudável, que abrange uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, gerenciamento do estresse e consultas periódicas com profissionais de saúde.

Cultivar esses hábitos saudáveis não só contribui para a prevenção de problemas cardíacos, mas também nos permite viver mais e melhor! Portanto, investir no autocuidado contínuo é uma estratégia valiosa para assegurar uma saúde cardíaca duradoura e um estilo de vida equilibrado.

Com a BraSeg Assistência Familiar você tem cardiologistas e profissionais que podem auxiliar na prevenção de qualquer doença relacionada ao coração. Conheça já nossos planos e veja aquele que mais se encaixa no seu perfil familiar!

Leitura recomendada: Câncer de Próstata: Precisamos falar dele além do Novembro Azul